O envelhecimento cutâneo é causado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (sol, cigarro, stress, má alimentação). Com o envelhecimento, sulcos e vincos surgem em áreas específicas do rosto. Ao mesmo tempo, ocorre uma atrofia do volume da gordura, principalmente nos lábios e “maçãs do rosto”.

Com a utilização de substâncias de preenchimento dos tecidos, é possível amenizar esses sulcos e vincos, bem como aumentar o volume e melhorar o contorno do rosto e lábios, deixando a face com uma estética mais jovem, bonita e natural. Entre as várias substâncias atualmente disponíveis, as técnicas mais seguras envolvem o uso da gordura do próprio paciente (lipoenxertia) e do ácido hialurônico, que é um componente presente em nosso organismo, biodegradável e seguro.

Em geral, o procedimento pode ser realizado em consultório. Sempre deve ser buscado um resultado natural, sem exageros ou artificialismo. Deve-se evitar atividade física, exposição solar, manipular ou molhar o local da aplicação nas primeiras 12 horas. A durabilidade do ácido hialurônico é de 09 a 12 meses, sendo naturalmente absorvido pelo organismo após este período. A gordura possui um efeito potencialmente mais duradouro, com reabsorção variáv

Veja também: