Lipoaspiração de Alta Definição / SAFElipo / Lipoescultura

Lipoaspiração é um procedimento empregado com a finalidade de melhorar e remodelar o contorno corporal pela remoção de gordura localizada em áreas distintas do corpo. Através de minúsculos orifícios na pele são introduzidas cânulas de vários tamanhos, capazes de retirar a gordura, quando conectadas a um mecanismo de sucção à vácuo. As cicatrizes são escondidas nos contornos do corpo e os resultados dependem da qualidade da pele (sem estrias, com boa capacidade de retração) e da manutenção do peso no pós-operatório. Cabe lembrar que a lipoaspiração não visa emagrecimento, e sim remodelar as proporções do contorno corporal. A lipoescultura consiste em utilizar a gordura derivada da lipoaspiração, depois de um adequado processamento, com o objetivo de melhorar o contorno corporal. Pode-se injetar a gordura em vários locais do corpo, como na face e nas nádegas.

Considerações Técnicas

As técnicas anestésicas empregadas são: local com ou sem sedação, peridural, raquidiana ou geral. Existe uma variedade de métodos de lipoaspiração. Cada caso pode apresentar peculiaridades que motivem o cirurgião a optar por um ou outro método. Nossa técnica de escolha para a grande maioria dos casos é a SAFElipo.

O diferencial da SAFElipo está na metodologia de retirada da gordura, permitindo resultados naturais, com menos traumatismo aos tecidos e menos irregularidades do contorno corporal. A SAFElipo é um procedimento de retirada de gordura localizada executado em 3 etapas: primeiro realizamos a SEPARAÇÃO da gordura. Essa é a etapa mais importante do procedimento e corresponde a 50% do tempo total da cirurgia. É executada com o auxílio de cânulas específicas que afrouxam e emulsificam a gordura, preparando-a para a etapa seguinte. A segunda etapa, de ASPIRAÇÃO, como o nome já sugere, corresponde a retirada da gordura. Com a gordura já preparada na primeira etapa, podemos então utilizar cânulas mais finas, que juntamente com o vibrolipo® (um aparelho que transmite energia vibratória para a cânula) melhoram a performance do procedimento e diminuem o traumatismo local aos vasos sanguíneos. Essa abordagem menos traumática resulta em menos edema (inchaço), menos equimoses (roxos) e menos dor. A última etapa da SAFElipo é a EQUALIZAÇÃO da gordura remanescente. Novamente, através de cânulas específicas, realizamos a homogeneização do tecido gorduroso residual e, quando indicado, lipoenxertias localizadas, evitando assim aderências musculares e irregularidades do contorno corporal.

Conforme normativa do Conselho Federal de Medicina (CFM), deve-se respeitar o limite de 40% da superfície corporal para áreas lipoaspiradas e não ultrapassar o volume correspondente a 7% do peso corporal no montante de gordura retirada.

Pós-operatório
O processo de recuperação depende da extensão da cirurgia. A recuperação é gradual, com repouso no primeiro dia e com início das atividades conforme cada caso e aceitação do paciente. Edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas) costumam diminuir com algumas semanas, sendo esse processo acelerado pela drenagem linfática, que deve ser feita a partir do 5º dia após a cirurgia. Em 7-15 dias, o paciente pode voltar ao trabalho, já as atividades físicas, podem voltar a ser praticadas em 30 dias. O paciente deve utilizar modelador corporal por 30 dias após o procedimento. O endurecimento da pele e subcutâneo (fibrose) na zona abordada, faz parte do processo de cicatrização e sua resolução pode ser bastante acelerada pela drenagem linfática e/ou outros tratamentos adjuvantes, conforme necessidade. A exposição solar é contraindicada neste período.

Para mais informações sobre o procedimento faça o download do arquivo em PDF.

Veja também: