É cada vez mais frequente a insatisfação das mulheres com a aparência da região íntima. Entre os motivos mais comuns, podemos citar o excesso de tamanho dos pequenos ou dos grandes lábios vaginais, um monte de Vênus muito volumoso ou ainda um alargamento vaginal pós-parto. Esta insatisfação com a aparência genital gera problemas psicológicos, interferindo diretamente no relacionamento sexual e afetivo.

A cirurgia de redução dos pequenos lábios (ninfoplastia ou labioplastia) visa restaurar um aspecto mais anatômico e natural. No caso dos grandes lábios muito espessos e volumosos, pode-se optar pela lipoaspiração, algumas vezes associada à retirada de pele excedente. Quando a queixa for a flacidez e a perda de volume inerentes ao envelhecimento, a lipoescultura pode ser considerada.

O monte de vênus volumoso é causa frequente de descontentamento estético, principalmente na hora de vestir uma roupa mais justa; o tratamento, nestes caso, envolve a lipoaspiração local, harmonizando o volume dos tecidos. O pós-operatório envolve higiene adequada e realização de curativos diários. A genitália pode ficar sensível por alguns dias, sendo que a atividade sexual deve ser evitada até a completa cicatrização. Não há necessidade de retirada de pontos. Não existe qualquer perda de sensibilidade da região.

Para mais informações sobre o procedimento faça o download do arquivo em PDF.

Veja também: